Entrevista para o Site >bike pedale cia /entrevistas com banana-pra-vocês

http://www.bikepedalecia.com.br/entrevistas/banana-pra-voces

Nome: José Maria Lima Junior Apelido: Junior Banana Nascimento: Capanema, PA Onde mora: Mossoró, RN

Nascido em Capanema, no Pará, Lima Junior Banana é um dos pilotos brasileiros de Bicicross que está mais tempo nas pistas da modalidade. Começou as primeiras pedaladas aos 15 anos, mas só em 1993 percebeu que poderia seguir carreira no esporte, quando disputou sua primeira competição, o Brasileiro de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Em entrevista à Bike, Pedal & Cia, Banana conta sobre sua carreira, as conquistas e, claro, tudo sobre sua preparação para a temporada 2011 no Bicicross. Alias, você imagine o porquê do apelido “Banana”? Não? Então confira a entrevista na íntegra.

1. Como começou no Bicicross? Em 1991, mas comecei a me dedicar em 1993, depois do Brasileiro de São Leopoldo, RS.

2. Você usa o número 76 na bike. Por quê? Bom, esse é meu número personalizado. Corro com ele em qualquer lugar do mundo. É o que nasci 1976.

3. De onde veio seu apelido, Banana? Algumas pessoas pensam que era porque eu levava banana para pista quando ia treinar, mas não é isso. Um dia, um amigo me falou que era porque toda vez que ia fazer alguma brincadeira eu sempre saía fora. Escapava e fugia, ou seja, era liso feito casca de banana. Ninguém me pegava (risos).

4. Você já conquistou o Brasileiro em 2006 em duas categorias. Foi um grande ano na sua carreira. Poderia contar como foi? Em 2006 perdi só duas baterias durante todo o campeonato. Entrei no mundial como um dos favoritos ao título. Ganhei o pré-mundial e no mundial acabei caindo. Tive reconhecimento de revistas da época e fui considerado o Atleta do Ano em 2006.

5. Como está o nível da prova neste ano? Hoje o nível está bom. Já teve anos mais competitivos e com mais pilotos na Elite. Hoje, aos 35 anos, estou muito motivado para as disputas da temporada.

6. Antes do Brasileiro, tivemos o BMX America’s neste ano. Você teve problemas pessoais. O que aconteceu exatamente? Por que decidiu não competir? No Ranking da CBC(Confederação Brasileira de Ciclismo) fiquei entre os 10 melhores pilotos do pais assim sendo convidado para o evento da Globo – BMX Americas, no dia 10 de janeiro tive uma lesão no pulso muito grave e não tive como estar bem para o evento preferi voltar as pista quando estivesse 100%, hoje ainda sinto dores mas tenho que correr o Brasileiro assim mesmo e superar sempre.

7. Neste início de temporada, como foi sua rotina de treinos para o Brasileiro? Treinou onde? Sentiu dificuldades? Está mais ou menos preparado que em 2010? O ano passado tive mais quantidade de treinos, pista, sprints e speed que chegavam a duas hora de treino, duas vezes por semana para ganho de resistência. Esse ano, depois de sucessivas lesões de setembro do ano passado até janeiro deste ano, acabamos mudando e implantamos uma série de treinos na academia como LPO e kettlebell (Treino Russo) e aumentar a qualidade dos treinos e ganho de potência e explosão muscular. Isso eu faço duas vezes por semana. O resto tento fazer treinos com bike de speed e sprits pois treino na pista esta sendo difícil devido as fortes chuvas que caem desde dezembro.

8. Qual das etapas do Brasileiro é a mais difícil na sua opinião e por quê? Não tem para mim uma etapa mais difícil. A última, de Feira de Santana, foi bem desgastante e serviu também como avaliação do trabalho desenvolvido e o que devemos ou não mudar.

9. Depois que o Bicicross se tornou olímpico, os investimentos melhoraram a divulgação? Quase desaparecemos da mídia nacional em revista e TV. Só mesmo no Bicicross Americas ou em casos isolados. Muitos problemas chegaram depois de ser olímpico e ainda andamos a passos lerdos. Temos um projeto para construção de uma pista de SX (Supercross ), idealização própria CBBX (Confederação Brasileira de Ciclismo), que prometeu apoiar esse projeto. Será mais uma realização de um sonho. Quanto aos patrocínios, estou elaborando alguns projetos seguindo diretrizes da Lei de Incentivo ao Esporte. Tenho que agradecer a meus apoios, Brasil Racing/Drago/Fly Racing/Thor/Rethal/Haro Bikes/ODI/Premuim Products/Answer/Sun Ringle/Prefeitura de Mossoró/Reabilitar/Eurides Peças/Orthos/Academia Biofit, que fazem parte da minha história.

Tags:,

Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Os comentários estão fechados.

Sign in